fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

08 dicas para todo microempreendedor sobreviver à crise

Seguir em frente é fundamental e a gente separou algumas dicas para você

4 MIN LEITURA
06 MAY 2020

Estamos em uma crise que pode ser considerada uma das piores do mundo globalizado. Desde 1918, com a Gripe Espanhola, o mundo não via uma pandemia tão preocupante. Até a Gripe Suína de 2009 que infectou mais de 1 bilhão de pessoas não provocou tamanha crise econômica e social.

No Brasil, um dos segmentos mais afetados pela crise foi os dos profissionais autônomos: microempreendedores individuais e trabalhadores informais que precisam vender todos os dias para conseguir pagar as contas e ainda ter dinheiro suficiente para utilizar nas necessidades mais essenciais de um cidadão.

O isolamento social, medida importante para evitar o contágio em massa do Coronavirus, os impede de vender normalmente. O dia a dia mudou, os estilos de vida mudaram e por isso trouxemos 8 dicas para você, microempreendedor, enfrentar essa crise e sobreviver dela.

Aceite a crise

Não lute contra a realidade. Estamos passando por tempos difíceis, medidas extremas já foram tomadas e já estão ocorrendo e por isso é essencial que você aceite como realidade. Trabalhe assumindo que suas receitas vão cair e a entrada de capital não vai estar disponível nos próximos meses. Esteja preparado para isso.

Entenda a realidade

A crise afeta o negócio de cada pessoa de forma distinta. Cada um é atingido em algum ponto do negócio diferente e por isso é fundamental que você entenda como e onde o seu negócio é prejudicado pela crise. O que fez o seu cliente parar de comprar e como você pode voltar a vender para ele?

Adapte para sobreviver

Para buscar novas formas de vender não basta apenas insistir no modelo utilizado pré-crise. É necessário se adaptar, pois o ambiente ao redor mudou. Encaixe seu negócio na realidade existente: onde o seu cliente está agora? Como você pode chegar a ele? Será que é possível introduzir, ou aumentar, a presença da tecnologia na operação? Conheça as alternativas que possam tampar os buracos que a crise deixou na operação.

Volte ao dia 01

Uma boa dica para iniciar essa adaptação é “voltar ao dia 01”. Finja que você está iniciando seu negócio agora. Desenhe sua operação já baseada na realidade em que está inserido, na forma como o cliente está vivendo o seu dia a dia.

Tenha um planejamento financeiro claro

Se tem um momento mais importante para organizar suas finanças, é hoje. É sempre essencial que você conheça o seus números, custos, despesas e receitas. Em momento de crise, isso se torna ainda mais importante. Entenda exatamente como vai entrar o dinheiro e como vai sair. Faça projeções futuras conservadoras, conheça todas as despesas e saiba quanto você tira de lucro no final do mês.

Tampe os furos

Junte todos os custos e despesas que você tem no mês. Separe-os por essenciais e não essenciais e corte os não essenciais. Se quer ter um fluxo muito conservador (recomendável), pague apenas o que é fundamental para gerar receita.

Reavalie os parceiros

Marque uma conversa com todos os fornecedores e parceiros. Revise os acordos feitos e preços definidos e os renegocie. Diminuir custos é algo que pode salvar um negócio.

Não desista

Mais importante, tenha fé no seu negócio e em si mesmo! Mantenha sempre a calma, se organize e se adapte à realidade. O sol vai voltar a brilhar.

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Cartão de crédito pré-pago: tudo que você precisa saber para ter um
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.