fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Trabalhar por conta própria: as 5 maiores mentiras contadas ao trabalhador autônomo

Trabalhar por conta própria é um desafio. Mas também, é uma experiência incrível de aprendizado e evolução, tanto pessoal quanto profissional.  Se você trabalha dessa forma, você provavelmente já se deparou com muita gente querendo te dar “dicas” sobre o que é certo ou errado na hora de ter um negócio. Pois bem, estamos aqui […]

8 MIN LEITURA
02 JULY 2021

Trabalhar por conta própria é um desafio. Mas também, é uma experiência incrível de aprendizado e evolução, tanto pessoal quanto profissional. 

Se você trabalha dessa forma, você provavelmente já se deparou com muita gente querendo te dar “dicas” sobre o que é certo ou errado na hora de ter um negócio.

Pois bem, estamos aqui para te contar quais dessas dicas são uma grande mentira, e porque acreditar nelas pode atrasar seu crescimento. Vamos lá?

5 mentiras sobre trabalhar por conta própria

“Você pode trabalhar a hora que quiser”

Uma coisa é verdade: quem trabalha por conta própria tem, sim, mais liberdade e autonomia. Você não precisa bater ponto, dar satisfações para seus superiores ou tomar ações baseadas nas decisões de outra pessoa. O que você dita, é regra! 

Porém, você tem que estar disponível para seus clientes, fornecedores, e pessoas envolvidas nas operações do seu trampo. Não tem como você sumir por uma semana, deixar de responder as pessoas, ou não cumprir com os prazos combinados. Isso pode fazer você perder contatos essenciais para faturar mais e até mesmo atrasar a sua produção!

Você vai ter que pensar em trabalho 24 horas por dia”

Se você tem um negócio próprio, provavelmente tem que estar por dentro de tudo o que acontece no seu negócio, como compra de matéria prima, contato com clientes, divulgação, confecção do seu produto ou prestação do seu serviço e até mesmo entregas.

Apesar de tudo isso, é muito importante que você tente achar um tempo para respirar e colocar a cabeça no lugar, da forma que preferir. Você pode passar um tempo com a família longe das suas obrigações, praticar uma atividade que você goste ou até mesmo fazer um curso para ficar fera na sua área. 

No horário comercial, foco no trampo. Passou das 18h (no máximo 19h)? Vá descansar! Isso vai te fazer bem e refletir no seu negócio.

“Redes sociais (ou curtidas) não trazem dinheiro”

As redes sociais são muito mais do que curtidas. Quando elas surgiram, há alguns anos atrás, curtir uma postagem realmente era só curtir. Porém, com a evolução da internet, as redes sociais têm um enorme potencial para vendas e divulgação dos seus produtos! Elas podem te ajudar a:

  • Saber o que seus clientes pensam do seu trabalho.
  • Manter contato com seus clientes, seja para divulgar seu produto, vender ou para tirar dúvidas.

Então, como você pode ver, as redes sociais são um pote de ouro para quem usa com um propósito. Aposte nelas sem medo!

Quer saber mais sobre como se relacionar com seu cliente nas redes sociais? Confere o post abaixo:

“Para trabalhar por conta própria precisa ter muito dinheiro”

Se você ainda não tem um negócio ou está começando, mas não tem muito dinheiro para investir no seu ganha-pão, saiba que não tem problema, desde que você tenha tempo e foco em melhorar.

Muitas vezes, você não vai fazer aquele montão de dinheiro, e ganhar apenas o necessário para manter as contas da casa e estruturar a sua produção para o próximo mês. E tá tudo bem.

O importante mesmo é que você entregue o que o seu cliente deseja e tenha tempo pra estudar sobre a sua área, quais são as tendências, como divulgar, como cobrar e, principalmente, como vender!

Tudo isso vai fazer o seu negócio crescer, mesmo que você ainda não tenha uma grande estrutura. Isso vale para qualquer tipo de trabalho: formal, informal. Não importa se você vende de porta-em-porta, na rua, em casa, pela internet ou no seu próprio local de trabalho.

Dica: Existem muitos cursos no Youtube que você pode assistir para começar a entender tudo sobre vendas, e de graça! Não precisa de muito dinheiro para aprender a vender mais. 😊

“Você precisa ter ideia de negócio inovadora”

Muitas pessoas escutam isso e acreditam que não “servem” para trabalhar por conta própria, porque não acham que são inovadoras ou criativas. Mas, pense: o quão difícil é inovar hoje em dia? Existem tantas pessoas vendendo as mesmas coisas e prestando os mesmos serviços. E olha quanta gente mesmo assim traz dinheiro para dentro de casa!

Não estamos dizendo que você não precisa evoluir, afinal, evoluir é essencial se você sente vontade de crescer e dar tranquilidade financeira para você e para a sua família. Mas você também não precisa desistir da ideia caso não seja uma pessoa tão criativa.

Muitos autônomos que ganham bem e vivem no conforto começam fazendo coisas simples. Então, você pode começar por uma ideia um pouco básica e ir evoluindo-a. Tudo no seu tempo, com a sua rotina, no seu corre. 😊

Foco no que é certo!

Trabalhar por conta própria exige muita dedicação, e o que mais vai aparecer na sua vida são pessoas querendo ditar regras sobre coisas que são muito diferentes para cada um, nesse caso, sobre a melhor forma de ganhar SEU dinheiro e solucionar os problemas dos SEUS clientes. Nossa dica é: faça o seu!

Se os seus clientes estão satisfeitos, o dinheiro está entrando em casa, e você sente que está no caminho certo, isso que importa. Com o dia a dia, vem o aprendizado e a vontade de evoluir cada vez mais.

E para te ajudar nessa missão, nós do Hybank estamos aqui, produzindo conteúdos que vão te guiar no seu dia a dia, e oferecendo diversas soluções para ajudar no seu negócio com a nossa conta digital (e tudo o que ela oferece).

Quer conhecer um pouco mais sobre a gente?

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Conta Digital X banco tradicional: qual é o melhor?
PIX: pagamentos e recebimentos instantâneos chegou ao Hybank
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.