fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Como ter um bom design para seu negócio?

Soluções gratuitas e baratas para que você dê uma aparência mais profissional e criativa para seu negócio.

10 MIN LEITURA
20 MAY 2020

A gente sabe que um bom design para um negócio, pode soar caro e dispensável, fazendo com que optemos sempre por algo mais rápido e simples, sem pensar muito sobre isso. Quem já não disse: ‘ah faz uma arte rapidinha e simples mesmo, só para eu usar aqui como cartão de visitas’. 

O que muita gente não sabe, é como o design pode acrescentar uma boa margem de lucro no seu negócio, só pela credibilidade e segurança que uma boa comunicação pode trazer para suas vendas.

As pessoas estão acostumadas a comprar, primeiramente, com os olhos. É importante que nós nos atentemos a como construir uma imagem para nossas redes sociais, de modo que os possíveis clientes que entrarem atrás do seu produto ou serviço, possam encontrar tudo que precisam saber, além de uma visão agradável nas artes do seu feed.


COMO UMA BOA EXPERIÊNCIA PODE MUDAR A PERCEPÇÃO DO SEU NEGÓCIO

Com certeza você já deve ter procurado um Instagram, Facebook ou até mesmo um e-commerce de algum produto ou serviço que quisesse usufruir e, ao se deparar com uma aparência duvidosa das imagens – sem consistência, fotos embaçadas, mal tratadas – pensou: ‘hm, acho que isso não me parece seguro. E desistiu. Agora pense se isso não se aplicaria ao seu próprio negócio?’

Temos sempre que ter em mente, que uma boa aparência da nossa marca e da nossa vitrine de produtos ou serviços, faz com que as pessoas se sintam seguras em comprar o que você possa vender, além de ter uma visão agradável e gostosa de se ver. 

Quantos perfis no Instagram você segue só porque as imagens são bonitas e inspiradoras? 

A gente indica alguns perfis para você se inspirar:

  1. @icebrg.se
  2. @may_bijuterias
  3. @tribalistikstore
  4. @baudobardo
  5. @ladomato
  6. @projetobunekas
  7. @cherrypiestore

Nem sempre a pessoa vai consumir o seu produto, mas definitivamente a experiência de proporcionar algo bonito e inspirador, vai fazer com que sua marca sempre esteja na mente dos seus seguidores.
Sem esquecer do site, é claro que uma vitrine de produtos bem montada, também ajuda e muito na tomada de decisão de compra. Então dedique um tempinho especial para tirar fotos bonitas dos seus produtos.


MAS COMO SABER O QUE É UM DESIGN BONITO E FUNCIONAL?

E aí você diz: muito bacana todos esses conceitos, mas eu não tenho uma visão do que pode ser bom ou não. Tudo bem. A gente te ajuda! 

Sabemos que fica complicado saber se está fazendo certo, sem ser um designer, né? Por isso separamos essas referências para que você possa se inspirar no que os outros estão fazendo e tenha ideias legais para seu negócio. Mas lembre-se: não vale copiar! Direitos autorais é coisa séria.


Pinterest [https://www.pinterest.com/]


Imagem retirada do Pinterest.

Uma ótima rede social cheia de fotos bonitas e galerias inspiradoras, é o Pinterest. Esta é uma rede social especialmente dedicada a imagens. 

Mas diferente do Instagram, ela deixa cada usuário montar diversas galerias dos temas que ele desejar. Isso é bacana se você deseja ter várias fotos salvas no seu perfil, com galerias separadas de acordo com os interesses do seu negócio.

O mais legal é que pode usar o Pinterest tanto no navegador, quanto no celular – Android e iOS. Se você achar que já possui fotos lindas da sua vitrine, pode criar um perfil do seu negócio lá e com o link dos produtos ou serviços nas imagens que cadastrar. 

Isso vai dar uma visibilidade bacana para sua empresa. Imagina outro microempreendedor como você, buscando boas referências e achar a sua loja lá?


Design Inspiration [https://www.designspiration.com/]



Imagem da home do Design Inspiration.

Outro site bem bacana, para os avançadinhos em design, é o site Design Inspiration. Esse site é um repositório de artistas que publicam suas peças de forma aleatória, para que outras pessoas e designers, possam se inspirar.

As artes aqui são um pouco mais trabalhadas e complexas, mas ajuda a te dar uma visão do que pode ser belo e funcional para que você aprenda a treinar seus olhos e sua percepção. O Design Inspiration pode ser uma boa dica se você trabalha com um conceito criativo diferente e inovador.


Behance [
https://www.behance.net/]



Imagem retirada do Behance.

A nossa terceira dica é a favorita de muitos designers. O Behance é a rede social para portfólio de designers. Aqui você vai encontrar todos os tipos de projetos: desde marcas ou até mesmo aplicativos. Uma ótima pedida se você quer buscar referências para criar um site, uma marca ou aquele cartão de visitas.

O legal do Behance é que você inclusive pode tentar entrar em contato com algum designer, acessando seu perfil de projetos e enviando uma mensagem. Vai que você consegue um freelancer que caiba no seu bolso?


DICAS DE OURO: FAÇA VOCÊ MESMO OU CHAME UM DESIGNER

Para ter um bom design e alavancar suas vendas, vale de tudo: desde recorrer ao ‘faça você mesmo’ ou chamar aquele designer bacana para te ajudar. Sabemos que design pode ser um serviço caro se resolver contratar. Mas se a grana estiver curta, separamos algumas dicas que podem te ajudar!


Quero um designer

Tá, você realmente ainda não se sente seguro para fazer seu próprio design. Mas também possui pouca grana para investir nisso. A dica aqui é procurar em grupos de Facebook, profissionais que possam te auxiliar com isso. Você sabia que existem várias comunidades lá de outros microempreendedores como você, prontos a oferecer um serviço de comunicação por um precinho mais em conta?

Alguns grupos que conhecemos são esses:

Tá afim de um trampo

e Ela quem faz (para mulheres!).

Você pode criar uma publicação dizendo o que precisa ou procurar um freelancer que ofereça esse serviço nas postagens do grupo. E aí a negociação pode ser feita toda pelo chat particular. Fácil hein?


Faça você mesmo

Ótimo! Você então quer mesmo se aventurar e acha que consegue fazer algo sozinho por conta própria? Então confere essas ferramentas e sites que podem oferecer auxílio com isso de graça!

Busca de imagens e edição

Para começar seu design – depois de se inspirar bastante com os sites que indicamos acima – você precisa das imagens para trabalhar, não é mesmo? O melhor de tudo, é que não precisa criar tudo do zero se não souber como fazer. Existem sites que dispõe de um diretório enorme de fotos, ícones, mockups (imagens base para montar uma camiseta vestida em modelo, por exemplo, se você não tiver como fotografar um) e uma infinidade de coisas. O melhor, tudo gratuito!

Freepik – Banco de fotos e vetores (existem imagens pagas também – premium)
Flaticon – Ícones em vetor
Graphic Burger – Mockups gratuitos

E ainda se não tiver um programa já no seu computador, pode usar esses aqui!

Gimp – Editor de imagens gratuito (para quem não pode pagar um Photoshop)
Canva – Site com templates prontos para montar sua arte e gerar a imagem pronta. Tudo online!

FIQUE DE OLHO!

Nossa última dica aqui, é para que fique de olho na concorrência. Isso mesmo. Fique atento ao que seus concorrentes estão fazendo com o design deles e preste atenção no que pode melhorar. Sabe aquele ditado que diz: ‘Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda?’.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e que agora você tenha as ferramentas e informações necessárias para fazer um excelente design para seu negócio!

Boas vendas e bom design!

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Lucro: saiba como calcular para o seu negócio
Microempreendedor é hora de pedir empréstimo?
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.