fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Conta corrente sem taxas abusivas? Ela existe!

Ter que pagar taxas e tarifas para pagar contas, ninguém merece, né? Entenda como você pode diminuir os valores absurdos da sua conta corrente!

7 MIN LEITURA
19 MAY 2021

Com a situação da economia atual, fugir dos gastos desnecessários e tarifas bancárias abusivas é uma das maiores preocupações do brasileiro. Mas, será que é possível guardar e controlar o seu dinheiro gastando muito pouco com a sua conta corrente, ou até mesmo nada?

Felizmente, passou-se o tempo em que era obrigatório ter de lidar com contas correntes com burocracias excessivas, atendimento demorado e  pagar cada vez mais taxas de manutenção que não cabem no bolso do trabalhador.

Hoje em dia, no entanto, já existem diversas instituições mais flexíveis e atrativas que tornam todo o processo de gerenciar suas finanças muito mais fácil e barato, dando uma folguinha para o seu bolso. Os modelos engessados de contas bancárias estão se tornando cada vez mais ultrapassados, e quem ganha com isso é você! Vamos falar sobre eles mais à frente, por enquanto, queremos que você entenda um pouco mais sobre as taxas que esses bancos cobram.

Quais taxas são cobradas pelas contas bancárias tradicionais

As principais cobranças de tarifas geralmente acontecem em 3 tipos de situações: 

1.    serviços prioritários, como cartão de crédito e câmbio de moeda estrangeira;

2.    serviços especiais, como FGTS e PIS/PASEP;

3.    serviços diferenciados, como carga e recarga de cartão pré-pago, extrato diferenciado, declarações e outros.

Os bancos também costumam cobrar uma anuidade, a taxa de manutenção mensal, transferências e quando você ultrapassa o limite de serviços ou saques bancários. 

Conta corrente gratuita existe, e é um direito seu!

Você sabia que conta corrente sem tarifa é um direito seu, e não um privilégio?

De acordo com a Resolução nº 3.919/2010 do Banco Central, todos os bancos nacionais são obrigados a oferecerem uma conta corrente gratuita para pessoas físicas. Essa conta precisa disponibilizar serviços essenciais como:

  • Cartão de débito;
  • 10 folhas de cheques por mês;
  • segunda via do cartão de débito;
  • até 4 saques por mês;
  • até 2 extratos por mês;
  • realização de consultas via internet;
  • até 2 transferências entre contas da própria instituição por mês;
  • compensação de cheques.

Se você não faz tantas transações ao longo do mês, optar pelo pacote de serviços essenciais pode valer muito a pena, e, desde que você respeite os limites mensais de cada serviço, você pode utilizá-los de forma gratuita. Caso não use cheque e cartão de crédito, por exemplo, ou use só a conta poupança, a instituição não pode cobrar por esses serviços descritos acima.

Então, é possível sim gastar menos sem precisar trocar de banco!

O caminho é conversar e revisar as tarifas que você está pagando, identificando quais realmente são essenciais. Porém, se o atendimento não trouxer a você a redução esperada, e você ainda quiser continuar com um banco tradicional, existem mais duas opções:

  • Caso você seja universitário, é possível se beneficiar de tarifas menores. Nesse caso, é preciso comprovar que você está matriculado em algum curso do ensino superior.
  • Outra alternativa é a conta salário, porém, essa é uma opção mais limitada. Além de ser obrigatoriamente aberta pelo empregador, em relação a serviços gratuitos ela só permite depósitos da empresa pagadora e pagamento de contas. Outros serviços, como transferência bancária, são obrigatoriamente realizados mediante tarifa.

Então, se você quer tirar as tarifas da conta corrente, analise tudo isso e siga as dicas acima. Não fique pagando por tarifas que você nem usa!

Uma conta corrente digital pode mudar sua vida financeira

Respondendo à pergunta do começo do post… sim! É possível guardar e controlar o seu dinheiro sem gastar nada ou tarifas muuuuito mais baixas.

Se você faz muitas transações ao longo do mês e busca a redução de tarifas, a conta digital foi feita para você. Ela é uma ótima alternativa para quem busca gastar menos, sem se limitar ao longo dos pagamentos do mês, pois, além de funcionarem de forma 100% digital, também dispensam tarifas abusivas e taxas de manutenção.

Dependendo da conta, como aqui no Hybank, você não precisa nem pagar a anuidade do cartão (no nosso caso, o cartão pré-pago, não de crédito). Você só paga quando quiser fazer um saque e ter dinheiro físico em mãos, ou gerar mais de um boleto no mês.

Se você está pensando “mas se é 100% digital, quem vai me atender se eu tiver dúvidas? Não tem um gerente ou atendente com quem eu possa conversar?”, calma, tem sim! Pelo menos, na maioria das contas digitais, e esse é um dos maiores diferenciais delas. O atendimento tende a ser muito mais rápido, preciso e humanizado.

Usando a conta digital Hybank, você conversa diretamente com um ser humaninho, que vai entender a sua situação e resolver os seus problemas da melhor maneira possível.

Confira 7 benefícios da Conta Digital Hybank:

O que podemos aprender com esse post?

Você, trabalhador brasileiro, não precisa mais gastar horrores com suas contas bancárias. Se você quer manter a sua conta tradicional, ou até mesmo mudar para um novo tipo de conta, como a digital, a liberdade é toda sua!

E aí? Quais desses modelos de conta corrente valem mais a pena para você?

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
O que é engajamento e como ele pode ajudar o seu negócio
Conheça seu público e defina seu cliente ideal!
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.