Controle financeiro é crucial para pequenos negócios
Veja a importância do controle financeiro para os pequenos negócios e dicas de como fazer esse controle de maneira eficiente.
À medida em que seu negócio cresce a complexidade da administração aumenta junto. Isso quer dizer que algumas atividades passam a demandar uma atenção mais especial e, talvez a principal delas, está relacionada ao controle financeiro.
O controle financeiro precisa ser feito da maneira mais adequada, pois isso irá garantir que o negócio cresça e se desenvolva saudavelmente. Nós sabemos que a organização financeira é um grande desafio para as pequenas empresas e que é difícil ter tudo sob controle.

Mas calma! Nós vamos te dar algumas dicas de como o controle financeiro pode ser feito para que as suas chances de sucesso se multipliquem.
O que é controle financeiro
O controle financeiro é um processo útil e indispensável para o planejamento e a estruturação financeira do seu negócio. Entre os controles financeiros que existem dentro de um negócio, podemos citar:
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Controle de estoques;
- Fluxo de caixa;
- Controle de margem de lucro.
O objetivo do controle financeiro é manter seu negócio com resultados positivos para que a jornada de crescimento seja mensurada e acompanhada de perto. Por isso, é importante organizar todos os dados e catalogar todos os bens da empresa.
Segundo o Sebrae, muitos pequenos negócios já fecharam as portas pela falta de controle financeiro. Uma das razões pelas quais é tão difícil fazer esse controle é que um único microempreendedor normalmente faz todo o trabalho.
O controle das finanças é a base para a sustentabilidade de qualquer negócio, mas principalmente dos pequenos. Manter os resultados positivos diante de um mercado que está sempre mudando exige que a gestão financeira esteja sempre em dia.
A gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados ao planejamento, execução, análise e controle das finanças. Ou seja, o controle financeiro é de extrema importância para assegurar a qualidade da gestão financeira.
Separando as despesas
Para fazer um bom controle financeiro e, consequentemente, uma boa gestão financeira, é preciso separar o dinheiro do seu negócio do dinheiro das despesas pessoais.
Misturar as coisas pode ser fatal para sua empresa. Muitos negócios chegam à falência por gastarem mais do que o caixa da empresa tem, enquanto outros precisam tirar o dinheiro das contas domésticas para arcar com as despesas da empresa.
Quer uma dica? Tenha contas bancárias separadas! Abra uma conta com o seu CNPJ[1] e mantenha outra como pessoa física para as suas finanças pessoais.
E se não tem CNPJ? Escreveria para abrir uma conta para as finanças do negócio e uma outra para finanças pessoais.
Também é importante definir o seu pró-labore (o seu salário). Para fazer isso, liste as tarefas que você executa, conheça os gastos e despesas mensais e defina um valor justo e de acordo com a realidade do negócio.
Vantagens do controle financeiro
Os pequenos negócios que conseguem manter um bom controle financeiro têm uma visão mais ampla sobre os gastos e ganhos, de maneira que desperdícios, receitas, lucratividade e faturamento sejam conhecidos.
Sendo assim, quando algum desequilíbrio financeiro for identificado, será mais fácil de resolver o problema sem sofrer muitos prejuízos. Veja algumas outras vantagens:
- Melhoria no processo decisório: ter controle sobre os gastos do seu negócio irá lhe ajudar a ter uma base real e atualizada de dados para suas decisões;
- Identificação de desperdícios: com as finanças sob controle, você consegue identificar quando está desperdiçando dinheiro em algo sem necessidade, como, por exemplo, um plano de internet muito caro que pode ser reduzido.
- Tranquilidade financeira: concordamos que não é nada legal aquele sufoco de final de mês quando estamos no vermelho e não conseguimos quitar as contas, não é? Porém, se você fizer o controle financeiro do seu negócio bem direitinho durante o mês, vai chegar ao final dele com mais tranquilidade.
Dicas de como ter um controle financeiro eficiente
Agora que você já sabe como é importante manter o controle das suas contas, deve estar se perguntando como fazer isso em meio a tantas outras atividades que precisa desempenhar no seu negócio. Listamos abaixo alguns passos fundamentais para um bom controle financeiro:
01. Organize a casa: antes de qualquer coisa, é preciso organizar seus documentos, contas, contratos e outros, para que não fique perdido no meio de tantos processos e papéis;
02. Faça o controle de caixa: registre diariamente todos os valores gastos e recebidos, categorizando-os para saber de onde vieram e para onde foram. Não deixe para depois! Tendo controle sobre as entradas e saídas você consegue saber, por exemplo, qual foi o lucro dos últimos meses, quais despesas podem ser reduzidas e se é possível guardar dinheiro para investir;
03. Controle os inadimplentes: não é possível fazer uma gestão eficiente das contas se o seu negócio tem muitas pessoas devedoras. Portanto, adote alguns procedimentos de cobrança e estratégias para que isso não volte a acontecer. Uma dica é oferecer alternativas de pagamento e vantagens para quitar o débito;
04. Controle o estoque: tenha um registro detalhado de tudo o que há estocado e atualize sempre o histórico com as saídas e entradas de itens;
05. Crie um fundo reserva: nós sabemos que no início é difícil conseguir guardar algum dinheiro, mas assim que for possível, faça uma reserva, pois você poderá precisar desse dinheiro em casos de emergência;
06. Separe as finanças pessoais e empresariais: nós já falamos sobre isso lá em cima, mas é importante lembrar novamente, pois esse é um dos erros mais comuns nos negócios. Não separar as finanças facilita o descontrole das contas e isso pode resultar na falta de dinheiro para operações e obrigações. Portanto, abra uma conta com seu CNPJ e deixe outra para as despesas pessoais.
Quer outra dica? A conta digital do Hybank feita para microempreendedores, é a melhor opção para deixar você ainda mais no controle das suas despesas. Ela é simples e sem burocracia!