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Conheça seu público e defina seu cliente ideal!

Você conhece as pessoas que compram de você? Sabe como se comunicar e “vender o seu peixe”? Hoje, vamos te ensinar como definir esse público ideal. Confira!

6 MIN LEITURA
27 MAY 2021

Hoje em dia, é comum ouvir que os usuários de redes sociais se tornaram “imunes” a vários tipos de publicidade e anúncios de produtos ou serviços. Mas isso não é verdade! As redes sociais ainda têm um grande poder para conquistar o público e atrair muitos clientes em potencial. 

Disputar a atenção desses usuários, porém, é o que tem se tornado uma tarefa mais complicada do que nos últimos anos, e isso se deve à quantidade de informações diferentes que estão atingindo suas mentes 24 horas por dia, através de seus celulares, computadores, tablets, além da publicidade offline, que é como chamamos os outdoors, panfletos e até mesmo a televisão. Assim como a quantidade de pessoas consumindo esses materiais cresce, a quantidade de pessoas e empresas que querem fazer a sua parte e divulgar seus negócios também cresce. Atualmente, redes sociais possuem mais de 3,5 bilhões de usuários ao redor do mundo, que se conectam com os mais diversos perfis. Por isso, é muito importante saber se diferenciar dentro de seu mercado de atuação, independentemente de qual seja, personalizando a experiência do seu público.

E é isso que vamos te ensinar no post de hoje, vamos lá?

Usando o conceito de persona para definir o público

O conceito de persona é utilizado por empresas dos mais diversos ramos no mundo inteiro. Ela é a representação fictícia de um cliente ideal. Baseada em dados reais sobre comportamento e características sobre o perfil dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona é quem vai guiar o seu modo de se comunicar com as pessoas nas redes sociais, loja virtual, loja física e em qualquer outro meio de comunicação que você use para divulgar seu negócio.

Alguns benefícios em definir a sua persona:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom de voz e o estilo do seu conteúdo;
  • Entender qual público você vai focar na comunicação do seu negócio;
  • Definir sobre quais assuntos você deve escrever;
  • Entender onde os possíveis clientes buscam suas informações e como eles querem essas informações comunicadas na sua página/perfil.

Usando seu cliente típico na pesquisa de persona para entender o comportamento do seu público ideal

Para definir sua persona, você deve se guiar pelo seu cliente típico. Tome como base a maioria dos seus clientes para responder às questões abaixo, que vão te ajudar a definir o perfil de comportamento do seu público ideal:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas de quem compra de você)
  • Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu setor?
  • Quais são as atividades pessoais e profissionais mais comuns que ele realiza no dia-a-dia?
  • Qual seu nível de instrução? Ele está no começo ou já é mais avançado no que faz? Quais são seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais meios de comunicação? (Ex: redes sociais, televisão, internet, etc.)
  • Quais são seus objetivos de vida, suas dificuldades e desafios?
  • Caso ele venda soluções em serviços ou produtos para outras empresas, qual é o tipo de empresa que compra dele? E qual o cargo de quem compra?
  • Quem e qual tipo de pensamento influencia suas decisões?
  • Qual é a idade dele (a)?

Como selecionar as pessoas que vão ser entrevistadas na sua pesquisa de persona

A melhor forma de evitar “achismos” vindos de você mesmo (a) e acertar na hora da criação do seu cliente ideal, é fazendo uma entrevista com os clientes que você já tem. Escolha um grupo de pessoas e monte o seu roteirinho de entrevistas. 😊 Abaixo, vamos te explicar como fazer isso em 3 passos:

1. Como escolher as pessoas:

  • Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais frequência;
  • Analise o perfil e postagens da pessoa (linguagem, conteúdo, frequência de postagens);
  • Selecione os clientes que mais consomem o seu produto.

2. Como fazer a montagem das perguntas:

  • Pense em perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das personas citadas acima (lembra dos dados que você coletou nas perguntas ali em cima?);
  • Não fique apenas fazendo perguntas, deixe a conversa fluir!
  • Abra espaço para o entrevistado comentar sobre outros assuntos, pois eles podem trazer informações interessantes;

3. Como entrar em contato com essas pessoas:

  • Escreva uma mensagem privada para elas com o seu perfil pessoal se apresentando;
  • Explique o motivo de estar entrando em contato e veja se a pessoa está disposta a participar de uma conversa para que você entenda melhor os hábitos de compra dela;
  • Se possível, ofereça algum benefício como forma de agradecimento ao final;
  • Lembrando que o contato pode ser à distância ou presencial!

E aí? Quando você vai testar esse novo método para entender melhor o seu público e melhorar a sua forma de se comunicar com potenciais e atuais clientes? 😊

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