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O que é engajamento e como ele pode ajudar o seu negócio

Vamos te ensinar o que é o tal do engajamento quando se fala sobre redes sociais e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio. Confira!

8 MIN LEITURA
11 MAY 2021

Engajamento: você provavelmente já viu essa palavra complicada em algum lugar da internet, principalmente, se você tem um perfil no Instagram ou no Facebook. Hoje em dia, a busca por um bom engajamento nas redes sociais é um tanto competitiva entre os usuários que possuem um negócio online ou presencial. O motivo? Uma boa taxa de engajamento pode aumentar, e muito, o número de vendas.

Não é nenhum segredo que, ao falarmos sobre concorrência nos dias de hoje, estamos falando sobre um número muito mais alto de empresas em comparação há alguns anos, isso em todos os mercados. O crescimento da população mundial, somado ao surgimento de inúmeras novas empresas e marcas, mais a expansão da tecnologia, são alguns exemplos do que causou esse aumento de concorrência, que vem crescendo exponencialmente a cada dia que passa. Por isso, é importante saber como se destacar dentro da sua área de atuação! Caso contrário, o seu negócio pode acabar como a Nokia, a Kodak, ou até mesmo a Xerox, empresas que sumiram do mercado porque não conseguiram se adaptar a esse novo cenário.

Investir no relacionamento do seu negócio com o seu público, hoje em dia, é essencial. E é aí onde o engajamento entra. O engajamento nada mais é do que um indicador se as ações que você está colocando em prática para se relacionar com seus clientes (e possíveis clientes) estão dando certo. Quanto maior a quantidade de pessoas falando sobre o seu negócio e interagindo com ele nas redes sociais, mais alto o engajamento da sua página ou perfil. Os benefícios de um alto engajamento e bom relacionamento online são muitos: fica mais fácil medir a satisfação dos seus consumidores, descobrir qual é o interesse do momento em questão de produtos, aumento no número de vendas, entre outros.  

Como medir o engajamento

Você pode medir o engajamento da sua página ou perfil analisando as seguintes ações do seu público:

  • curtidas nos posts do feed;
  • comentários nos posts do feed;
  • posts salvos;
  • compartilhamento de posts do feed;
  • envio de mensagens (também chamadas de DM’s, ou inbox)
  • respostas e interações nos stories;
  • compartilhamento de stories.

Quanto mais pessoas se identificam com o seu negócio e interagem com ele através dessas ações, melhor. Essas ações dizem muito sobre quem está acompanhando o que você posta, o quanto essas pessoas confiam na sua marca (a marca do seu negócio) e o quanto ela influencia quem te segue.

Ranking de ações que geram engajamento – SEBRAE

5 dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais

As pessoas não estão interagindo com o que você posta? Então, é hora de tomar algumas ações para alcançar o público correto e estimulá-lo a interagir. Confira 5 formas de aumentar esse engajamento:

1. Planeje suas postagens

Antes de mais nada, precisamos destacar que para começar a aumentar o engajamento, você não pode fazer 1 postagem por mês, ou postar apenas quando te der vontade. É como na frase “quem não é visto, não é lembrado”, se você não tornar o seu negócio presente nas redes sociais, ele pode ser esquecido. Por isso, planeje suas postagens com antecedência, pesquise assuntos variados que tenham a ver com os serviços e produtos que você oferece e elabore como esses assuntos serão expostos.

2. Poste assuntos voltados ao seu público

Na hora de planejar as publicações da sua página ou perfil, leve em conta as necessidades e motivações do seu público. Afinal, se a sua audiência não se identificar com o que está sendo postado, ela não vai querer interagir. Vale fazer pesquisas com seus consumidores e buscar pontos em comum entre eles, como comportamento, estilo de vida e gostos.

3. Agregue valor com o seu conteúdo

O seu público, assim como você, está cansado de ver anúncios publicitários na internet 24 horas por dia. Portanto, quando ele entrar nas redes sociais para se distrair de um dia cheio, ele provavelmente vai evitar esse tipo de conteúdo. É aí que você e o seu negócio vão entrar com um conteúdo que faça diferença na vida dessas pessoas, seja resolvendo um problema ou as entretendo, de alguma forma. É preciso dar razão para que elas interajam com seus posts, e, por consequência, engajem no seu conteúdo.

4. Interação, interação, interação!

O próprio nome já diz: seu negócio está nas redes sociais. Seja sociável! Uma das melhores formas de criar um relacionamento saudável com seus consumidores e seguidores é através da interação. Responda comentários, devolva curtidas, participe de grupos onde seu público está, crie respostas padrões para as perguntas mais frequentes dos seus seguidores, faça perguntas… existem muitas formas de criar esse relacionamento, só não vale encher as DM’s dos seus seguidores de mensagens não solicitadas, hein?

Você pode também usar alguns formatos que facilitam essa interação, garantindo ótimas taxas de engajamento: enquetes, concursos, lives, pedidos de sugestão, entre outros.

5. Varie o formato dos seus posts

Os formatos de mídia disponíveis nas redes sociais são todos muito parecidos e variados. Se você acessar o Instagram por exemplo, vai notar que ele permite que você compartilhe publicações de diversas formas.

Se você quiser postar um vídeo, pode publicar no feed, no reels, nos stories e no IGTV (que, inclusive, hoje em dia geram a maior taxa de engajamento!).

Se quiser postar uma foto, também pode fazer isso pelo feed (postar individual ou várias, em carrossel) e pelos stories, utilizando filtros, escritos, stickers e até músicas junto.

O segredo para não tornar suas postagens entediantes ou previsíveis é apostar assuntos que sejam pertinentes ao seu público e variar os formatos. Como você já fez o seu planejamento com conteúdos variados, é só testar quais formatos funcionam melhor para seus seguidores!

E aí? Pegou a visão?

Esperamos que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o tal do engajamento e o motivo dele ser tão importante para o seu negócio, principalmente, se você oferece seus serviços e produtos 100% online. 😉

Aqui no Hybank, buscamos trazer cada vez mais conteúdos diferenciados para ajudar profissionais autônomos, microempreendedores e profissionais informais a alavancarem suas vendas! Acompanhe o nosso blog para mais dicas.

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