fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Conheça 10 ferramentas para freelancers que vão ajudar no seu negócio

Saiba qual a importância de adotar algumas ferramentas para freelancers que ajudam a automatizar processos e que trazem benefícios. Além disso, veja 10 dicas de ferramentas úteis para o seu negócio.

10 MIN LEITURA
20 JANUARY 2021

Em um cenário onde cada vez mais pessoas estão buscando empreender, saber quais são as melhores ferramentas para freelancers ou MEI é fundamental. Isso porque, quando alguém opta por “ser seu próprio chefe”, é preciso saber onde buscar o suporte adequado na hora de trabalhar.

Nos últimos meses o número de profissionais trabalhando por conta própria aumentou em quase 40%, segundo a Workana, uma das maiores plataformas para trabalho freelancer.

Com tanta gente trabalhando por conta própria, é necessário que haja disciplina e muita organização. Algumas ferramentas para freelancers e MEI ajudam a administrar as tarefas, as finanças e o dia a dia de maneira simples e fácil.

A importância das ferramentas para freelancers

Estamos na era digital, onde a tecnologia está em tudo à nossa volta. Porém, mesmo assim algumas pessoas preferem o velho jeito manual de lidar com as coisas. Contudo, também estamos na era onde “o prazo final era ontem”. Ou seja, tempo é dinheiro!

Sendo assim, a adoção de ferramentas para automatizar processos é muito importante, pois elas ajudam a reduzir erros, melhoram o fluxo de trabalho, tornam os processos menos burocráticos e resultam em ganho de tempo.

Além disso, o impacto sobre os custos também é positivo. Imagine só: um freelancer muito provavelmente não terá como investir dinheiro para pagar um contador que cuide das finanças, não é mesmo?

E nem é necessário fazer isso! Há ferramentas que permitem que a própria pessoa faça os cálculos do seu negócio sem que seja necessário um alto nível de conhecimento na área.

Portanto, se você é MEI ou freelancer, se liga nas dicas de ferramentas que vão te ajudar tanto em questões de produtividade quanto na organização das finanças.

As 10 ferramentas para freelancers que você precisa conhecer

Existem diversas ferramentas para freelancers disponíveis na internet. Algumas são pagas e muitas outras são gratuitas. Elas oferecem diversas funcionalidades, desde o gerenciamento das horas de trabalho até o conhecimento de qual foi o lucro do seu negócio no final do mês.

Nós separamos 10 dessas ferramentas que, com certeza, irão fazer a diferença no seu dia a dia! Dá uma olhada:

  • GetNinjas: o GetNinjas é uma das maiores plataformas de contratação de serviços do Brasil. Ela foi desenvolvida para conectar freelancers às pessoas dispostas a contratar os diversos serviços oferecidos.

    Para quem está procurando por um serviço, basta fazer um pedido e depois escolher um entre os quatro orçamentos que são exibidos. Já para você que quer anunciar seus serviços, é só cadastrá-los na plataforma que as solicitações recebidas chegam direto no seu smartphone.

    O GetNinjas recebe pedidos em áreas como assistência técnica, consultoria, design, reforma, serviços domésticos e outros.

  • Aplicativos Google: talvez você já esteja familiarizado com as ferramentas que o Google oferece, como o Gmail, para envio e recebimento de e-mails e o Drive, onde você pode armazenar arquivos na nuvem, como textos, fotos e materiais de design gráfico.

    Outra ferramenta muito interessante do Google é o Meet, que se popularizou ainda mais durante o período de distanciamento social. Com ele, você pode fazer vídeo chamadas com os clientes para alinhar todos os detalhes de um projeto em execução, por exemplo.

    E para organizar melhor os compromissos do seu dia a dia, existe o Google Calendar, que evita você perder prazos de entregas, reuniões e outras obrigações relacionadas ao seu negócio.

  • Toggl: saber quanto tempo você gasta com as tarefas de cada cliente é essencial para que você possa calcular bem a sua hora e não sair no prejuízo. O Toggl é uma ferramenta que te ajuda a descobrir quanto tempo você gasta com cada projeto e analisar se o custo das suas horas está adequado.

    Se você trabalha em um sistema de horas e não com um preço fechado por projeto, o Toggl pode ser ainda mais útil, pois possui um recurso chamado “time”, onde você pode envolver, por exemplo, seus clientes para acompanharem as horas que você trabalha com eles.

  • Trello: se você tem dificuldade para organizar e visualizar suas tarefas de maneira mais clara, o Trello é uma ótima opção. Com ele é possível administrar as demandas através de um painel de controle que mostra quais atividades você precisa cumprir e em que estágio estão seus projetos.

  • Bonsai: o Bonsai é uma ferramenta que serve para elaboração de contratos para os clientes, oferecendo templates prontos que vão te ajudar a preencher as informações mais relevantes. Se você não quer se preocupar com tanta papelada, essa é uma opção.

  • Canva: se você trabalha com design, criação ou áreas afins, com certeza fazer uma apresentação visual para um cliente, por exemplo, não deve ser um problema. Agora, se o seu negócio é totalmente diferente, talvez você precise de uma ferramenta que lhe ajude a fazer boas apresentações ou então cards para redes sociais mais bem elaborados.

    O Canva é uma ferramenta que possibilita a criação de todo tipo de material de maneira fácil e rápida. Com ele você pode montar até mesmo um cartão de visitas.

  • Forest: muitos freelancers trabalham de casa, no modelo home office. Nós sabemos que, por mais confortável que isso possa parecer, a dificuldade de concentração acaba sendo maior.

    O Forest é uma ferramenta que vai te ajudar a focar na atividade que está sendo realizada. Com ele, você fica focado em uma determinada tarefa por 25 minutos, enquanto uma árvore cresce no seu navegador de maneira lúdica. Ao final desse tempo, a ferramenta “te libera” para fazer uma pausa.

  • WhatsApp Business: um problema bastante comum entre todas as pessoas que trabalham, sejam elas freelancers ou não, é conseguir separar as conversas de trabalho das conversas pessoais no WhatsApp. O aplicativo, que é um dos principais mensageiros instantâneos do mundo, oferece uma versão direcionada exclusivamente para empresas e empreendedores de todos os portes.

    O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, oferecendo meios de responder rapidamente às mensagens. Você pode criar um perfil comercial com todas as informações úteis do seu negócio, como descrição, site, redes sociais e e-mail, por exemplo.

  • QIPU: uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae para microempreendedores, o Qipu se caracteriza por ser um sistema de gestão que ajuda a manter o fluxo de caixa organizado, bem como as demais obrigações contábeis. A ferramenta é bastante intuitiva e simplificada e está disponível na versão gratuita e também em versões pagas.

  • Calculadora da Lucratividade Hybank: essa ferramenta ajuda você a saber a lucratividade real do seu negócio, separando-a das despesas pessoais, permitindo assim que você tenha mais controle sobre seus gastos e conhecimento de para onde está indo o seu dinheiro.

    A Calculadora da Lucratividade é simples, útil e com certeza irá ajudar você a fechar a conta nos próximos meses.

Acabou? Claro que não! Ainda temos uma dica bônus:

Venda Fácil – a vitrine virtual do Hybank: as vitrines virtuais permitem que você realize todo o processo de negociações de venda de produtos ou serviços por meio da internet. Elas são um dos principais canais de vendas do comércio eletrônico.

Com uma vitrine virtual, você pode oferecer informações objetivas e relevantes ao consumidor, como preço, formas de pagamento, especificações do que está sendo ofertado e prazo de entrega. 

A Venda Fácil foi criada pensando na realidade de muitos microempreendedores e freelancers que querem anunciar seus produtos e serviços na internet mas não têm como investir dinheiro nisso.

Você não paga nada para usar a Venda Fácil e consegue vender muito mais. Em menos de 5 minutos você tem sua vitrine virtual pronta, seja pelo celular ou pelo computador. E o melhor: é zero burocracia! Ou seja, não é necessário passar por nenhum processo de análise para abrir sua loja.

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Conta digital PJ gratuita: a melhor opção para empreender
Certificado digital MEI: o que é e como fazer o seu
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.