fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Fintech: o que é e como sei que posso confiar?

Saiba o que é uma fintech, quais as vantagens que ela oferece e os motivos que podem fazer você confiar em uma.

8 MIN LEITURA
23 NOVEMBER 2020

Fintech é a junção das palavras Financial (finança) e Technology (tecnologia). Mas seu significado vai além do que uma simples empresa de tecnologia financeira.

Talvez você não soubesse (até agora) o que de fato é uma fintech, mas com certeza já ouviu falar de alguma ou até mesmo utiliza os serviços delas. Fintech é uma empresa que utiliza soluções tecnológicas para inovar em algum serviço da área financeira, tornando-o mais atrativo para o cliente.

Ok, mas isso não é a mesma coisa que um banco faz? Segue junto que a gente vai falar mais sobre isso em seguida.

O que é uma fintech?

Podemos dizer que uma fintech é uma startup que desenvolve produtos e serviços financeiros total ou parcialmente digitais. Esse perfil de empresa, através do uso da tecnologia, cria produtos ou serviços com alto nível de eficiência, inovação e resultados mais satisfatórios aos clientes em relação às empresas mais convencionais.

É característica da grande maioria das fintechs permitir que seus clientes tenham controle sobre os produtos através de aplicativos para smartphones ou para computador.

Fintech
Nosso sonho virou realidade.

Quais as vantagens de uma fintech?

Uma das grandes vantagens de confiar em uma fintech é a quase ausência de burocracia em suas soluções financeiras. Além disso, os custos dos serviços são muito baixos ou até mesmo inexistentes.

Por exemplo, diversas fintechs oferecem contas digitais e cartões gratuitamente. É o caso aqui do Hybank, você já conhece a nossa conta digital e o nosso cartão pré-pago?

Você deve se perguntar como isso é possível, certo? É graças à tecnologia e ao modelo de negócios suportado por investidores.

Quer ver mais algumas das vantagens de uma fintech? Olha só:

  1. Fintechs se preocupam em tornar a vida das pessoas mais fácil quando o assunto é a gestão financeira. Por meio da tecnologia, os clientes conseguem fazer transações, pagamentos e empréstimos de maneira muito mais ágil e eficiente.
  2. Burocracia quase zero! Diferente das empresas tradicionais que para resolver algumas questões exigem deslocamento até a agência, filas de espera e vários documentos em papel, as fintechs possibilitam que o cliente resolva tudo isso de forma online.
  3. Qualidade no atendimento ao cliente é, talvez, a maior vantagem. Fintechs possuem, em sua grande maioria, equipes enxutas e focadas em oferecer o melhor atendimento possível às pessoas.

Eu posso confiar em uma fintech?

Agora que você já entendeu o que é uma fintech e suas vantagens, deve estar se perguntando, é seguro confiar o meu negócio em uma fintech?

Tanto os bancos quanto as fintechs precisam seguir regras rígidas impostas pelo Banco Central, uma das instituições que regula o mercado e monitora as atividades do setor financeiro no Brasil.

Além disso, o Conselho Monetário Nacional determinou, em 2018, novas medidas para as operações digitais.

Resolução 4.658

O documento obriga as instituições financeiras a construírem uma política de segurança cibernética, com definições de requisitos para a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento.

A diferença entre fintech e banco

Está correto pensar que as fintechs e os bancos oferecem serviços muito parecidos. Porém, é preciso saber que ambos possuem objetivos diferentes. Os bancos atendem um público mais amplo e oferecem uma gama muito maior de serviços, enquanto as fintechs focam em públicos mais específicos e são mais especializadas.

Outra diferença entre os dois está na agilidade. Pense que uma fintech é um barco à vela, que consegue navegar de forma fluida e ágil. Já um banco se assemelha a um grande navio, que demanda uma grande operação e o envolvimento de diversas pessoas para fazer uma simples mudança em seu rumo.

Fintechs no Brasil – um mercado consolidado!

Segundo a versão mais atualizada do estudo Distrito FinTech Report 2020, existem aproximadamente 742 fintechs no Brasil, um aumento de 34% em relação ao ano de 2019.

Com um sistema bancário caro e inflexível, o Brasil tem o ambiente propício para o desenvolvimento das fintechs.

O estudo mostra que mais de 55% das fintechs brasileiras são B2B, ou seja, feitas para gerar valor para outras empresas. Além disso, os dados revelam que mais de 40 mil pessoas trabalham em fintechs e que esse setor concentrou 35,6% do capital investido em startups no ano de 2019.

Conheça os tipos de fintechs

As fintechs podem ser divididas em várias categorias de acordo com o tipo e a finalidade de serviço que elas prestam.

  • Gestão financeira: oferecem gestão para empresas e gestão financeira pessoal;
  • Empréstimo: focadas em microfinanciamento, financiamento para empresas e financiamento para pessoa física, com comprovação de renda de diversas formas;
  • Crowdfunding: fazem financiamento coletivo ou arrecadação de dinheiro coletiva. As famosas “vaquinhas”;
  • Investimentos: proporcionam investimentos mais rentáveis e menos burocráticos atrelados ao mercado imobiliário, financeiro ou câmbio;
  • Eficiência financeira: verificam a identidade de usuários, protegem transações financeiras e ajudam na prevenção de fraudes;
  • Blockchain e Bitcoin: atuam com blockchain (ambiente onde ocorrem transações de forma descentralizada) e bitcoin, a principal criptomoeda utilizada nessas transações;
  • Seguros: comparam valores e serviços para ajudar consumidores a definirem as melhores opções;
  • Pagamentos: oferecem cartões de crédito, débito e pré-pago, maquininhas de cartões e pagamentos online.

Aproveite e veja neste texto tudo o que você precisa saber para ter um cartão de crédito pré-pago.

Fintech para microempreendedores? Prazer!

O Hybank é uma fintech dedicada a atender microempreendedores e profissionais autônomos, fornecendo soluções financeiras, como conta digital e produtos diferenciados para apoiar na gestão financeira dos seus negócios.

A conta digital do Hybank é totalmente gratuita e com o Hycard é possível controlar os gastos no cartão pré-pago e sem análise de crédito. Você ainda conta com uma assistência pessoal totalmente dedicada para tirar suas dúvidas e ajudar seu negócio a crescer.

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Fotos para loja virtual: dicas e truques para vender mais
MEI pode emitir boleto?
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.