fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Fotos para loja virtual: dicas e truques para vender mais

Siga essas dicas e truques baixo custo, para ter fotos incríveis para seus produtos em sua loja virtual.

9 MIN LEITURA
05 NOVEMBER 2020

Não sabe como ter boas fotos para loja virtual? Não tem ideia de como fotografar seus produtos? Ou sua loja virtual está precisando de fotos mais atrativas para melhorar suas vendas?

Neste post vamos te ensinar como fotografar seus produtos para sua loja virtual, gastando pouco e tendo resultados incríveis.

Fotos para loja virtual vender com os olhos

Justamente pela presença digital dos produtos, fica difícil do cliente ter uma noção fiel do seu produto, por simplesmente não poder pegá-lo na mão.

E é por isso que as fotos dos produtos são tão importantes: se elas por si só não falam com o consumidor, a venda pode cair ali – principalmente se seu produto é de produção própria e não possui nome de mercado como as marcas já conhecidas.

É agora que entram nossas dicas para você aprender de forma simples e prática, como fotografar seus produtos de uma maneira que atraia o olhar dos seus clientes e ajude a agregar um pouco mais de valor aos seus produtos. Vamos lá!

Fotos para loja virtual
Imagem de OrangeMonkie

Tirando a foto do seu produto

A dúvida já começa na hora de segurar uma câmera e se preparar para fotografar o produto pela primeira vez. Como devo proceder? O que preciso para a foto ficar boa? Tenho que investir em equipamento profissional ou contratar um fotógrafo?

Bom, o foco aqui não é ensinar a forma mais profissional, porque para isso, a internet tem muitos profissionais qualificados para serem contratados e eles cuidam de toda a logística para você. Mas sabemos que o orçamento do microempreendedor é curto, então vamos focar no que custa bem pouco e está na mão!

Câmera

Para fotografar seu produto, não precisa de uma câmera profissional. Os celulares estão cada vez melhores e mesmo que o seu não tenha a melhor câmera do mundo, a iluminação é que vai fazer a diferença nas suas fotos.

Procure um local bem iluminado em um dia ensolarado em que a luz do Sol ajude a clarear o ambiente. Ou você pode usar uma lâmpada de LED em um spot de extensão, sabe? Assim você ajuda a foto sair melhor mesmo sem uma câmera tão boa (caso não tenha).

Fundo infinito de papel

Sabe aquelas fotos com aqueles fundos infinitos que parece foto de estúdio profissional? Existe uma maneira bem simples de fotografar seu produto com um fundo que não seja o azulejo da sua casa, com papel sulfite ou cartão. Em qualquer papelaria ou loja que venda material escolar, é possível comprar e é bem simples de montar:

Existe a possibilidade ainda de usar um papel com alguma estampa bonita que combine com seu produto.

E para quem vende roupas?

Se por um acaso você vender roupas, escolha um lugar bonito fora da sua casa ou dentro dela mesmo e convide um amigo ou amiga para ser seu modelo. Se isso for inviável, existe a possibilidade de você mostrar as roupas sem estarem em uma pessoa de verdade.

O melhor exemplo são roupas que ficam organizadinhas em cima de uma superfície que pode ser inclusive sua cama mesmo, ou em um gramado bonito… sua criatividade pode determinar o limite!

Fotos para loja virtual
Imagens do instagram @froufrou.vintage.

Ainda se quiser trabalhar com pessoas, mas não tem quem chamar para servir de modelo, existem muitos sites que disponibilizam fotos gratuitas para fazer uma montagem, mas você precisa ter conhecimentos de edição de fotos para fazer ou pedir que alguém faça. São os famosos mockups.

[ Baixe mockups gratuitos e legais em GraphicBurguer ]

Editando sua foto

Agora que a foto está tirada, chegou a hora da edição. Muitas pessoas se preocupam com edição de fotos, mas na verdade é bem simples: elas precisam estar com as cores vibrantes e tudo tem que estar nítido, ou seja, nada desfocado / borrado e a foto não pode estar tremida.

Alguns programas que você pode considerar para editar suas fotos, requerem uma prática bem básica com edição, para pelo menos dar um retoque na imagem – caso você acredite que a foto da câmera ainda não está boa o bastante para seu gosto.

Listamos duas opções de programas – um pago e um gratuito – para você usar, mas na internet há uma infinidade de opções:

Adobe Lightroom

Programa da empresa americana Adobe. Muito famoso e usado por fotógrafos e influenciadores digitais, é bem mais simples que o Photoshop e serve para retoques rápidos e com qualidade profissional nas suas imagens.

[ Teste gratuitamente ]

Pixlr

Programa completamente gratuito de edição online. Simples e fácil de mexer, para recortes e tratamentos de cor.

[ Edite online gratuitamente ]

Sem propaganda enganosa

Dedicar-se à tirar fotos fiéis dos seus produtos é muito importante, pois não só pode melhorar suas vendas online, como também não engana seu cliente. A lei do consumidor (Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078) proíbe qualquer prática de publicidade enganosa de quaisquer produtos ou serviços vinculados em qualquer prática publicitária.

O uso de mockups, como falado acima, é uma opção válida, porém, é interessante que você adicione a nota ‘imagem meramente ilustrativa’ ou ‘a cor na foto pode variar no produto original’. Qualquer nota que pense ser importante informar seu consumidor referente ao que ele está comprando, é válida para evitar problemas futuros.

Para se inspirar

Separamos aqui alguns links para se inspirar e usar sua criatividade para fotografar seus próprios produtos.

Boas fotos e boas vendas!

Com essas dicas e truques incríveis, você já está pronto para ter sua loja virtual no Hybank e arrasar com fotos incríveis para seus produtos.

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Ideias para Black Friday dos pequenos negócios
Fintech: o que é e como sei que posso confiar?
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.