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Ideias para Black Friday dos pequenos negócios

Saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday e veja algumas dicas que ajudam a vender mais e fidelizar o cliente.

8 MIN LEITURA
30 OCTOBER 2020

Está chegando uma das datas mais importantes do ano para o varejo e, junto com ela, surgem grandes questionamentos como: quais as melhores ideias para Black Friday? Os pequenos negócios conseguem se dar bem nessa data?

Em 2019, a Black Friday levou cerca de 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez na internet, uma alta de 12% em relação ao ano anterior. Nesse mesmo ano, segundo dados da Ebit|Nielsen, foram R$ 3,2 bilhões de faturamento na época da Black Friday.

Em 27 de novembro, data da Black Friday de 2020, os consumidores esperam encontrar muitas promoções, descontos e preços baixos. Mas como você pode preparar seu negócio para isso? A gente te conta!

O que é Black Friday?

Este dia tão importante para o mercado varejista nasceu nos Estados Unidos. Lá, a Black Friday é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. A data marca, tanto nos EUA quanto aqui no Brasil, o início das compras de Natal para os consumidores.

Portanto, nesta data os lojistas promovem bastante seus negócios e colocam os preços dos produtos o mais baixo possível para atrair mais clientes às lojas físicas e virtuais.

No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição em 2010. Nesse primeiro ano, cerca de 50 lojas online aderiram à campanha. No total, elas faturaram aproximadamente 3 milhões de reais em vendas de produtos.

O sucesso foi tanto que cada vez mais lojas passaram a oferecer promoções especiais e, consequentemente, mais pessoas passaram a aproveitar as ofertas para comprar os produtos que tanto desejam pelos menores preços.

Como se preparar para Black Friday?

Muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, pensam que para participar com êxito de uma Black Friday basta chegar no dia e mudar as etiquetas de preço dos produtos. Obviamente estão todas erradas, pois o preparo precisa ser muito maior.

Pensa com a gente: para que você consiga vender seus produtos na Black Friday é preciso atrair clientes para sua loja, certo? E a melhor maneira de fazer isso é divulgando previamente suas ofertas.

É como se você fosse dar uma festa. Para que ela esteja repleta de convidados, é preciso fazer o convite. Mas atenção: o que se faz antes de receber visita em casa? Isso mesmo, deixamos tudo em ordem!

Ideias para blackfriday

Deixando tudo em ordem

Separamos aqui algumas dicas para que você consiga se preparar da melhor maneira para a Black Friday. Dá uma olhada:

  • 1. Faça uma análise do ano anterior: caso você tenha participado de alguma Black Friday nos anos anteriores, é importante pegar todos os dados como, por exemplo, número de vendas e receita obtida e fazer uma análise. Assim você consegue traçar metas mais realistas para a próxima Black Friday.
  • 2. Revise o estoque: este é um ponto muito importante que pode impactar diretamente na experiência do consumidor caso não haja uma organização. Portanto, revise o seu estoque e veja se o número de produtos está de acordo com a projeção de vendas. Isso vai evitar problemas como vender um número X de itens e não conseguir entregar todos porque você não tem o suficiente no estoque.
  • 3. Prepare as ofertas: avalie quais produtos você colocará em promoção e quais descontos serão oferecidos. Aqui uma boa estratégia é colocar em promoção os produtos que estão parados no estoque, os que têm maior margem para desconto e aqueles mais baratos que vendem bem.
  • 4. Faça a divulgação: para atrair clientes e vender mais, invista em diferentes formas de divulgar previamente as ofertas e avalie em quais canais sua campanha deve aparecer. As redes sociais são uma ótima oportunidade para alcançar novos públicos!

[ Leia também: tudo o que você precisa saber para vender pela internet ]

Ideias para Black Friday

Ok, agora que você já sabe como se preparar para este grande dia, vamos ao que viemos: as ideias para Black Friday!

  • 1. Ofereça brindes: quem não gosta de ganhar um brindezinho, não é mesmo? Você pode usar essa estratégia para cada compra realizada pelo cliente. Ofereça um presente gratuito a todos que fizerem compras durante a Black Friday. Outra possibilidade é oferecer frete grátis para compras acima de um valor X.
  • 2. Desconto para pagamento à vista: uma estratégia simples, que muitos adotam no dia a dia mas que também vale para a Black Friday.
  • 3. Vantagens para a próxima compra: ofereça aos clientes que comprarem seus produtos na Black Friday algumas vantagens em sua próxima compra. Por exemplo: logo após essa data vem o Natal, portanto ofereça vantagens e descontos para que o cliente volte à sua loja em breve para realizar as compras natalinas.
  • 4. Atendimento na hora: durante o período da Black Friday muitas dúvidas dos clientes podem surgir em relação às promoções e outros. Um atendimento bom e rápido é essencial nesse momento, pois isso pode definir se o cliente vai realizar a compra ou não.
  • 5. Black Weekend: é comum para a maioria das lojas estender a Black Friday durante todo o final de semana. Você também pode fazer isso, assim as promoções não ficam limitadas a apenas 1 dia e os clientes têm mais dias para realizarem suas compras.
  • 6. Vitrine virtual: falamos que para atrair clientes é preciso divulgar suas ofertas, certo? E a melhor maneira de fazer isso é através da Venda Fácil, a vitrine virtual do Hybank, feita especialmente para microempreendedores. Com ela você vende mais e sem custo algum.

Se em 2019 foram R$ 3,2 bilhões de faturamento em vendas online na época da Black Friday, para 2020 a expectativa da Ebit|Nielsen é de que o valor cresça em até 20%.

Isso quer dizer que os consumidores brasileiros tenderão a adquirir mais produtos pelos meios digitais. Desde março, no início da pandemia, mais de 85% dos brasileiros conectados ao mundo digital no país realizaram compras online. Por conta disso, a projeção do comércio é de que esse fator continue.

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