fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Tudo sobre o método de organização de negócios 5S!

Um fato: um ambiente de trabalho bagunçado compromete a sua produtividade e do seu negócio. Confira o 5S, método testado e validado para resolver esse problema!

6 MIN LEITURA
06 MAY 2021

Trabalhar por conta própria traz diversos benefícios à vida de um trabalhador, como por exemplo, poder fazer os seus horários – é claro, dentro do possível considerando horários de clientes e fornecedores – e definir qual rumo seu negócio vai tomar sem precisar pedir permissão a ninguém para implementar certas metas. Porém, com grandes benefícios vêm grandes responsabilidades! Uma dessas responsabilidades fundamentais para dirigir o seu negócio rumo ao sucesso e alcançar essas metas é manter um método de organização no trabalho. Afinal, trabalhar em casa ou em um ambiente próprio não significa fazer tudo “de qualquer jeito”, né? Por isso, hoje vamos apresentar a você uma ferramenta testada e comprovada: o método de organização 5S.

O que é o método de organização 5S?

Esse método de organização é mais do que uma ferramenta que vai melhorar a sua gestão, é também um novo modo de pensar sobre como você se relaciona com o seu ambiente de trabalho. Ao promover disciplina e segurança durante os processos, o método 5S garante maior qualidade e produtividade no seu dia-a-dia.

Mas, o que significam os “5S”?

Cada um desses 5S no nome se referem a preceitos utilizados em um método/filosofia de administração que surgiu no Japão em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra. Se esse método de organização foi promissor para que as empresas japonesas se reestruturassem, imagine o que ela pode fazer pelo seu negócio!

Entenda o que cada um dos 5S representam:

  • Seiri – Senso de utilização
  • Seiton – Senso de organização
  • Seiso – Senso de limpeza
  • Seiketsu – Senso de normalização
  • Shitsuke – Senso de disciplina

Quando bem utilizados no dia-a-dia do seu negócio, esses 5S estimulam a sua consciência e responsabilidade, garantindo sucesso no cumprimento das metas que você busca alcançar!

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada dos 5S?

Senso de utilização (Seiri)

A primeira etapa exige um pouco de desapego, pois se trata do descarte ou realocação de tudo o que não for essencial para a realização das atividades. Isso vale para materiais, ferramentas, peças de reposição e até documentos. Tudo o que não for necessário e estiver ocupando espaço, deve ser descartado!

Senso de organização (Seiton)

A segunda etapa consiste em deixar tudo em seu devido lugar, é a etapa da organização, e talvez um dos preceitos mais importantes desse método. Organize seu espaço de trabalho de uma forma que tudo o que você precisa à mão possa ser encontrado facilmente. Evite mesas e gavetas desorganizadas, assim como os estoques em que você fica muito tempo procurando algo e não acha. Um ambiente organizado ajuda a organizar a mente.

Senso de limpeza (Seiso)

A terceira etapa é sobre criar a consciência de que ter um ambiente e também uma aparência pessoal limpos pode fazer milagres no seu dia-a-dia, criando um ambiente mais leve e agradável de trabalhar.

Senso de normalização (Seiketsu)

As três primeiras etapas desse método abordam a sua organização e conscientização. Agora, na quarta etapa, vai ser trabalhado o senso de normalização, e nele, a missão é estabelecer normas para manter a organização e a limpeza funcionando dentro da sua rotina de trabalho. Vale definir padrões de cores, formas e localização de itens, por exemplo.

Senso de disciplina (Shitsuke)

A última etapa é sobre naturalizar os sensos anteriores na sua rotina, tornando o método 5S um estilo de vida. Aposte em continuar aplicando esse método de organização dia após dia até que virem hábitos. Depois de alguns dias, você vai perceber uma grande melhora na sua produtividade sem perceber que já enraizou esses conceitos na sua cabeça!

Benefícios do método de organização 5S

Os cinco sensos vão ajudar você a entender melhor o seu papel dentro do seu negócio e como ele afeta a vida dos seus clientes e colaboradores. Você também verá resultados muito mais rápidos, pois estará constantemente estimulando sua consciência e disciplina.

Confira as principais vantagens do método 5S:

  • Processos mais organizados
  • Redução de perda de material e insumos
  • Otimização do seu tempo
  • Aumento da produtividade
  • Atenção com segurança no seu local de trabalho
  • Mais confiança nos processos diários

Aplicando a metodologia 5S

Como você já deve ter percebido, esse método de organização não é um método para ser feito uma vez e acabou. Para aplicá-lo na rotina do seu negócio e obter resultados rápidos, é necessário que você faça dele um estilo de vida, um hábito. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar em cada uma dessas etapas! Você pode escolher as que funcionam melhor para você e tentar manter essa rotina, que tal?

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Negócio próprio: 5 erros financeiros mais comuns
O que é engajamento e como ele pode ajudar o seu negócio
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.