fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

PIX: novo meio de pagamentos e recebimentos instantâneos

Te explicamos mais sobre essa nova tecnologia criada pelo Banco Central.

8 MIN LEITURA
21 SEPTEMBER 2020

No primeiro trimestre deste ano, o Banco Central do Brasil anunciou o novo meio de pagamentos e recebimentos instantâneos – o PIX. Esse projeto foi criado para democratizar as transações financeiras, principalmente para os varejistas. Ou seja, você microempreendedor e profissional autônomo, poderá ter uma forma rápida e eficaz para fazer seus pagamentos e receber de seus clientes.

O PIX funciona como uma tecnologia que pode ser agregada à qualquer conta digital ou banco e, por isso, estará disponível em quase todos os meios de pagamentos no território nacional, até o final deste ano – uma obrigatoriedade imposta pelo próprio Banco Central.

Para que serve o PIX?

O PIX virá para revolucionar os pagamentos e recebimentos, já que promete que qualquer transação usando a tecnologia PIX, poderá ser feita 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano todo. Adeus janelas de transferência! Seu dinheiro entra na hora \o/

Quais as vantagens de usar o PIX?

Além de poder fazer movimentações a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana – finais de semana, feriados e afins – você ainda poderá usar os diferenciais do PIX para profissionalizar ainda mais o seu negócio. Quer saber como?

Com o PIX você poderá ter menores taxas nas suas transações, ou seja, o custo operacional será menor. Também poderá criar para seus produtos e serviços, QR Codes de pagamento.

Dá uma espiada como o PIX poderá se parecer no seu aplicativo:

Vantagens de usar o PIX

  • Pagamentos e recebimentos instantâneos;
  • Menores taxas transacionais;
  • Criação de QR Codes simples ou avançado para cobrança.

O que é um QR Code?

Um QR Code é um identificador relacionado a um produto ou serviço em específico e vinculado a sua conta. Ele pode ser preenchido por você – com valor definido, dados do devedor e data de vencimento – ou até mesmo, a opção de QR Code simples, onde os dados informados serão básicos, inclusive com valor opcional – no qual o cliente preencherá o valor que você informar.

O bacana dos QR Codes fornecidos pelo PIX é que você terá duas opções para cobrar seus clientes: o QR Code simples – parecido com um boleto de recarga, ou seja, sem taxas ou multa – e o QR Code avançado – com dados do devedor e multa para pagamentos após a data do vencimento.

O que são as chaves de endereçamento

Uma das coisas que você verá falar muito sobre o PIX, são as tais chaves de endereçamento. Essas chaves servem como um identificador do usuário dono da conta e claro, o endereço de pagamento do usuário destino.

Ou seja, na prática, as chaves de endereçamento são como a sua agência e conta. A diferença é que você pode usar essas chaves na conta digital ou banco que desejar.

Existem 4 tipos de chaves de endereçamento oferecidas pelo PIX, e você pode escolher qual quer usar. São elas:

  • CPF ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de celular;
  • Endereço Virtual de Pagamento.

Como usar as chaves de endereçamento

Na prática, as chaves de endereçamento podem ser vinculadas em qualquer conta que você tiver, contanto que a conta digital ou banco tenha o PIX implementado. Por exemplo:

Você tem uma conta no banco A e outra no banco B e ambos possuem o PIX. Logo, seu e-mail pode ser vinculado em qualquer uma das contas, mas não nas duas ao mesmo tempo.

Isso porque, o PIX oferece uma função de PORTABILIDADE e REIVINDICAÇÃO DE CHAVES. Assim, evita fraudes e garante a máxima segurança dos usuários que usam o PIX.

Posso ter quantas chaves PIX eu quiser?

De acordo com a documentação oficial do Banco Central, pessoas físicas podem ter até 05 chaves por conta, ou seja, você pode ter dois e-mails, um cpf, um telefone celular e um endereço virtual de pagamento no banco A, por exemplo.

Pessoas jurídicas, podem ter até 20 chaves por conta digital ou banco.

O PIX substitui os serviços de pagamento e recebimento do meu banco?

Na verdade, o PIX servirá como um adicional aos serviços que já existem na sua conta digital ou banco. Pode ser que o seu banco opte por continuar oferecendo os serviços que ele já possuía e acrescentar as funcionalidades do PIX para seus usuários.

Além disso, não é possível emitir boletos usando o PIX. O mais próximo de um boleto de cobrança, é o QR Code avançado, que explicamos anteriormente.


Meu cliente também precisa ter PIX?

Não necessariamente. O seu cliente precisará ter o PIX apenas se você desejar usar os QR Codes para cobrar seus produtos e serviços.
Caso queira emitir boletos, poderá usar o PIX para enviar pagamentos aos fornecedores, por exemplo e neste caso, seus clientes continuarão recebendo boletos ou fazendo TEDs convencionais para sua conta.

Se quiser saber mais sobre esse projeto, acesse o artigo do Banco Central.

Agora que você já conhece o PIX, que tal descobrir como calcular o lucro do seu negócio?

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
Despesa e custo: saiba a principal diferença
MEI: quais os direitos e benefícios?

Artigos relacionados

Nenhum post encontrado
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.