fbpx
Administração
Para ajudar a cuidar da gestão do seu negócio.
Campanhas
Conteúdos de campanhas do Hybank.
Contabilidade
Entenda mais sobre finanças.
Geral
Outros temas para o microempreendedor.
Marketing
Dicas incríveis para o visual do seu negócio.
Pix
Novo meio de pagamentos para bancos no Brasil.
Regras de negócio
Dicas gerais para empreender melhor.
Vendas
Alavanque suas vendas com essas dicas.

Vender pela internet: o que você precisa saber

Saiba como vender pela internet, quais são os primeiros passos que você deve considerar e dicas de como ter uma loja virtual.

10 MIN LEITURA
14 OCTOBER 2020

Vender pela internet parece ser algo difícil à primeira vista, porém não é! Se você souber quais os caminhos seguir, tudo se torna fácil. Microempreendedores têm apostado cada vez mais nas vendas online por ser uma maneira mais prática de ganhar dinheiro.

Se você deseja oferecer seus produtos ou serviços pela internet, é preciso pensar em um bom planejamento para a sua entrada no mercado digital. Com isso, as vantagens em ter seu negócio online só vão aumentar.

Por que vender pela internet?

Vender pela internet é a melhor opção para quem não tem condições de sustentar uma loja física ou então para quem simplesmente quer ter o seu negócio sem precisar sair de casa.

A gente falou que é fácil, porém é importante lembrar que não é possível obter sucesso de um dia para o outro, ok? Para começar a enxergar os bons resultados você precisa planejar e trabalhar muito.

As lojas virtuais que dominam o mundo, também crescem no mercado brasileiro, que se torna cada vez mais consolidado para receber empreendimentos de todos os tipos. Isso acontece porque há uma mudança no hábito dos consumidores em relação às compras.

Essa aderência dos consumidores às compras pela internet se explica pelo fato de que a tecnologia tem avançado rapidamente em todos os setores de mercado. Com isso, a confiança das pessoas em sites e em efetuação de pagamentos online aumentou.

Ok, mas por que mesmo vender pela internet?

  • Expor sua marca online gera maior reconhecimento para o seu negócio;
  • Seu negócio fica aberto 24 horas por dia, o que significa que você pode vender online a qualquer momento;
  • Não há limites geográficos que impeçam suas vendas, então você pode atingir públicos de diferentes cidades e estados;
  • As despesas e os custos de vender pela internet são menores se compararmos com as vendas em local físico;
  • E o principal: com a venda online, você consegue oferecer uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para seus clientes.

Como vender pela internet?

Agora que você já sabe que vender pela internet pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, deve estar se perguntando quais são os primeiros passos que você precisa dar, certo?

Há variadas opções para vender pela internet. Mas atenção: a chave para que isso funcione não é oferecer seus produtos ou serviços em diversos canais de vendas, mas sim escolher aqueles que estão mais alinhados com o seu negócio.

A receita do bolo

Para vender pela internet você vai precisar dar atenção a algumas etapas. Dá uma olhada nesses passos que a gente separou:

  • Pense no seu público-alvo: ele tem acesso à internet? Ele está disposto a comprar online? É importante pensar também na experiência que você vai oferecer a essas pessoas.
  • Pesquise a concorrência: faça uma análise de como anda o negócio do seu concorrente que também vende pela internet. Quais estratégias ele está usando? Como ele está se posicionando no digital?
  • Saiba o que os consumidores desejam: para vender algo pela internet, você precisa saber o que as pessoas desejam, afinal, você não vai oferecer algo que ninguém quer, não é?
  • Saiba exatamente o tipo de produto que você vai vender.
  • Defina uma estratégia de venda: você não pode simplesmente anunciar um produto na internet e esperar que ele se venda sozinho. Conheça bem o seu negócio, seus consumidores e o mercado para traçar estratégias de vendas online.
  • Tenha um estoque dos produtos: ao anunciar um produto na internet, você precisa que ele esteja disponível em seu estoque. Caso o estoque de algum produto seja limitado, sinalize isso em seu canal de vendas.
  • Planeje a logística de entrega ao cliente: ao vender pela internet, seu produto precisa chegar até o cliente, correto? Planeje como será essa logística, se você irá enviar o produto através dos correios ou transportadoras, se o custo do frete fica por sua conta ou por conta do cliente…
  • Preze sempre pela qualidade, segurança e rapidez, pois essas são formas de fidelizar seu cliente para que ele volte a comprar de você.
  • Fique por dentro das regras da internet: é importante que você conheça todos os aspectos legais da venda pela internet.

Aspectos legais da venda pela internet

A internet não é uma terra sem lei. A legislação brasileira contempla o comércio eletrônico e possui várias regras a serem seguidas. Conhecer e respeitar tais regras é essencial para o sucesso do seu negócio. 

No Brasil, além de atender às premissas do Código de Defesa do Consumidor, os lojistas virtuais também precisam responder ao Decreto 7.962, de 2013, específico para o comércio eletrônico.

Algumas das regras detalhadas no Decreto:

  • Exige o endereço físico e eletrônico no site;
  • Informações devem ser claras e precisas;
  • Obriga etapa de confirmação da compra;
  • Discorre sobre segurança das informações;
  • Direito de arrependimento (é preciso informar e permitir);
  • Regras para o atendimento eletrônico.

Dicas para vender pela internet

Seguindo as etapas que citamos acima você já consegue vender pela internet de uma maneira muito mais organizada e eficiente. Porém, como dicas nunca são demais, vamos dar mais algumas:

  • Seja verdadeiro com seus clientes e só ofereça aquilo que você poderá entregar;
  • Faça seu cliente ter uma experiência única, desde a escolha até a entrega;
  • Ofereça um atendimento ao cliente de primeira categoria;
  • Esteja presente nas redes sociais. Por meio delas você consegue estreitar o relacionamento com seu público e consequentemente atrair as pessoas para o seu canal de vendas;
  • Aposte em e-mail marketing;
  • Mensure os resultados de vendas e analise o que está indo bem e o que pode ser melhorado;
  • Faça seu trabalho com foco e muita dedicação. E lembre-se: seu negócio é uma conquista sua. Dificuldades vão surgir, mas faça delas sua motivação para continuar crescendo;
  • Mantenha sua loja virtual sempre atualizada.

Uma loja virtual só para você

As lojas virtuais permitem que você realize todo o processo de negociações de venda de produtos ou serviços por meio da internet. Elas são um dos principais canais de vendas do comércio eletrônico.

Com uma loja virtual, você pode oferecer informações objetivas e relevantes ao consumidor, como preço, formas de pagamento, especificações do que está sendo ofertado e prazo de entrega. Sabe o que isso significa? A máxima satisfação do cliente no processo de compra.

Assim como as lojas físicas, a loja virtual exige grande dedicação e esforço de trabalho. Ela é um canal profissional que permitirá a você criar uma identidade de marca sólida para seu negócio.

Além disso, ela permite que você:

  • Apresente-se com mais profissionalismo diante dos seus clientes e potenciais clientes;
  • Decida qual produto vai aparecer na loja, destacando aqueles mais estratégicos para o seu negócio;
  • Ofereça alternativas ao consumidor, como escolher um produto, fazer o pagamento da maneira que ele preferir e definir como ele vai recebê-lo.

Venda Fácil: vitrine virtual para microempreendedores

Os custos para abrir uma vitrine virtual, na maioria das vezes, não são baixos. E foi pensando nisso e na realidade de muitos microempreendedores que o Hybank criou a Venda Fácil, uma plataforma gratuita, simples e fácil de usar.

Isso mesmo! Com a Venda Fácil, você não paga nada e pode vender muito mais. Em menos de 5 minutos você consegue ter sua vitrine virtual pronta, seja pelo celular ou pelo computador. E sabe o mais legal? Não é necessário passar por nenhum processo de análise para abrir sua loja. Burocracia zero! 

Compartilhe este artigo em:
Post anterior
Próximo post
MEI: quais os direitos e benefícios?
Loja virtual grátis: saiba como ter a sua
E-mail inscrito com sucesso!
Ficamos felizes que queira receber nossas novidades. Acompanhe pelo seu e-mail novas postagens e notícias do blog.
Mensagem enviada com sucesso!
Agradecemos o envio da sugestão e com certeza levaremos em consideração para criar novos conteúdos para o blog.